quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bairro Primavera


Hoje eu tinha pensamentos, hum, "quentes" na cabeça e resolvi dar uma volta por aí pra esfriá-los. Saí e fui andar, meio sem rumo, coisa que não fazia há tempos. Meu pai mora no bairro que mais gosto, o Primavera, que é o lugar que mais me da paz quando resolvo andar assim, despreocupada. O bairro Primavera é o meu preferido desde criança, tenho pra mim que é o mais bonito da cidade. E não é a nobreza dele que me encanta, e sim a beleza - acreditem, nobreza e beleza não são sinônimos! Se fosse assim, eu também gostaria do City Barretos e dele, não gosto muito.
O que me encanta no Primavera é a singularidade da arquitetura das casas, a naturalidade delas, a maioria construída há bons anos e cada uma com sua beleza particular. Suas formas arredondadas, suas amplas garagens, cada portão dando toda uma personalidade em cada casa, janelas e portas harmoniosamente combinadas, e os jardins extensos, tão verdes. Aliás, com certeza é um dos bairros mais verdes e floridos (como o nome sugere) de Barretos, imensas árvores, a maioria tão florida nessa época do ano combinando com jardins bem cuidados e enfeitados. Ah, é lindo e natural. Existe um glamour inexplicável em cada casa.
A coisa que mais me chateia em um bairro tão harmonioso, são as cercas elétricas. Necessárias sim - pois não só eu, mas todo mundo sabe a riqueza por trás das lindas casas - , mas nada estético. Quando estão em altos muros, alguns até com cerca viva, chegam a ser até proporcionais, mas colocadas em portões abertos são um desastre.
Bem, posso explicar agora por que não gosto do City? Lá existe um irritante padrão estético de casas monstruosamente iguais, sobrados que invadem as calçadas sem deixar espaço para uma boa entrada. Não há harmonia e sim, padronização. É claro que existem sim casas bonitas, muitas na verdade, só que o conjunto não é bonito e nem há verde despretensioso e sim grandes construções e "verde artificial" (ãhn?). Nada contra quem mora no City, mas enfim.
Ah, como posso falar do Primavera e não falar sobre a casa mais famosa nele situada, a casa dos Monteiro. Eu, tenho a honra de dizer que já entrei lá, apesar de ser muito nova pra me lembrar bem de como era, ao menos posso dizer que tive a experiência (tive 'aulas amadoras' de natação na piscina lá). Um portão grandioso e de estilo antigo, um gramado extenso quase a perder de vista (ops, quase exagerei!) e uma casa tipicamente americana, é assim a fachada da casa onde antigamente havia um costume entre os casais de noivos de tirar fotos para o álbum de casamento. Também deveria falar da Praça da Primavera, o passeio dos namorados em muitas épocas, meu passeio de infância por muito tempo, e onde também havia o costume de tirar fotos de casamento. Hoje em dia, em eterna "reforma", mas nem entrarei em mérito disso.
Enfim, sei que digitei bastante, mas essa simples "voltinha" foi um tanto quanto inspiradora, descobri porque os escritores usam essa técnica quando estão no famoso bloqueio de inspiração.



Ah, só mais uma coisinha. Dica para as meninas: Se estiver com a auto estima baixa, coloque uma calça legging e dê uma voltinha no seu bairro - de preferência nos horários mais movimentados. Dica para os meninos: Podem gritar 'gostosa' desde que não queiram nada com a menina, podem virar o pescoço pra olhar ajuda o ego e ah, esse silencio que vocês ficam quando a gente passa perto de uma rodinha de amigos é constrangedor.

PS: É praça DA primavera ou DO primavera? Quando criança eu chamava "DA", mas teoricamente é DO bairro, né?
PS²: Digo teoricamente porque na prática a praça fica no Bela Vista, onde eu morava. Mas nem importa muito, pois o Bela Vista é um bairro de quatro quarteirões (sim, quatro!) que é grudadinho no Primavera.
PS³: Sim, vou ficar devendo mais fotos por enquanto :(

6 comentários:

Unknown disse...

uhauahuahuahua
adorei os comentários pagando-de-arquiteta! deve ter sido realmente bem inspirador para tantos termos específicos..Mas curti! Bem Carol esse texto mesmo (deer, isso é bem óbvio ¬¬)
hauhauhahua
E também curto o Primavera..tem uma característica bem própria, ímpar ;)

beeeeeeeijos!
saudades..
=***


p.s.: agora comentarei sempre! =)

Neto disse...

Nao gostei da dica sobre calça legging. =x

Thiago Rodrigues disse...

Seu Blog é repleto de bom humor, sarcasmo e bom gosto !!!
Quem lê adquiri a habilidade de viajar sem sair do lugar.
(acabei de fazer uma viagenzinha a Barretos e já voltei..rs*)

Unknown disse...

quem é thiago rodrigues?

Unknown disse...

ah é, tenho que falar sobre o post...
hum, tô sem inspiração pra comentar, acho melhor eu colocar uma calça legging e dar um role pelo meu bairro...
se eu nao for assaltada ou coisas do tipo, eu volto e comento.
IOAEUIOEAUEIOAUEIOAUEAI
beijo ;*

Jéssica Gonçalves disse...

eu sei bem,o que é esse blokeio! aheauiah. Se nao me falha a memoria ja postei alguma coisa falando dele, é terrivel! Adoorei o post, eu concordo plenamente com tudo! O primavera é deslumbrante mesmo, e a arquitetura é impressionante! O city é mesmo padronizado, casas estranhamente gigantes e absurdamente muradas. Outro dia dando uma volta por la reparei e tem umas que salvam,q são mt bem estruturadas.. Pronto, comentei! ahahah, bjs gata da calça legging ;*